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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NISSAN JÁ TEM À VENDA A FAMÍLIA TIIDA 2012

Tiida HATCH e Tiida Sedan ganham novos itens de série com preços competitivos a partir de R$ 48.990 


Temos de reconhecer, a Nissan foi muito feliz com o design de seus modelos Tiida. Tanto o Hatch quanto o Sedan são dois bonitos carros da gigante construtora de veículos japoneses Nissan, fundada em 1933 que vêm conquistando os brasileiros. Os modelos Tiida que são produzidos pela Nissan, na fábrica de Aguascalientes, no México, chegam ao Brasil nas versões Hatch 1.8 S MT, 1.8 SL MT e 1.8 SL AT, custando a partir de R$ 48.990, e o Sedan, disponível apenas na versão 1.8 MT,  é vendido a partir de R$ 54.190,00.


Entre as mudanças no modelo 2012 estão a entrada da cor branca para todas as versões e novos itens de série. O Nissan Tiida 1.8 S MT ganhou novas rodas de liga leve aro 16. Já as versões 1.8 SL, manual e automática. se diferenciam pelos novos para-choques com design mais esportivo, robusto e totalmente na cor do carro, mini-saias laterais na cor do veículo e aerofólio na tampa traseira.


Além dessas características, a versão SL de câmbio manual passou a contar com o dispositivo I-Key, a chave inteligente, que até então era oferecida apenas na versão topo de linha (SL automática). No Tiida Sedan, a diferença foi o ajuste de altura do banco do motorista, antes disponível apenas no modelo Hatch, que proporciona maior comodidade e prazer ao dirigir.


“Nos segmentos em que atua, a família Nissan Tiida traz superioridade em diversos aspectos, como a excelência no acabamento, mais itens de série e maior espaço interno. Características diferenciadas que a Nissan oferece a um preço extremamente competitivo”, explica Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da Nissan do Brasil.


Diferenciais que agregam espaço, conforto e segurança
O amplo espaço interno do Nissan Tiida pode ser comparado a um carro de categoria superior, acomodando confortavelmente cinco pessoas, graças aos 4,295 m de comprimento e 1,545 m de altura, contra  os 4,245 m X 1,480 m, do Hyundai I30, os 4,260 m X 1,458 m, do Citröen C4 e os 4,204 m X 1,458 m, do VW Golf. O Hatch possue porta-malas com capacidade de 289 litros, podendo chegar a 463 litros nas versões SL, devido ao sistema de banco traseiro reclinável e deslizante.


O Nissan Tiida Sedan proporciona ainda mais espaço interno, com 4.472 mm de comprimento e 1.547 mm de altura. Tudo isso aliado ao espaçoso porta-malas com 476 litros (foto acima) – o porta-malas do New Civic 2009 tem míseros 340 lltros e o 2012, os não menos míseros 358 l de capacidade, menos 112 litros que o Tiida. O conforto também é superior, por conta do conjunto de bancos macios, aconchegantes e generosamente largos, que são construídos com espuma de dupla espessura.


Em ambos os modelos, o painel de instrumentos tem seus comandos de fácil operação e a direção com assistência elétrica (EPS) e ajuste de altura, que é leve em manobras de baixa velocidade e progressivamente firme em velocidade alta. Além disso, ela colabora para redução do consumo em até 3%, quando comparada aos sistemas hidráulicos. As cabines dos dois modelos proporcionam ampla visibilidade, que garantem também maior segurança.


Além do novo ajuste de altura do banco do motorista, o Nissan Tiida Sedan conta ainda com câmbio manual de seis marchas, retrovisores e vidros dianteiros e traseiros elétricos, ar-condicionado manual, computador de bordo, alarme com acionamento por controle remoto (keyless), travamento automático das portas, sistema de rádio CD Player com função MP3, quatro alto-falantes e rodas aro 15 com calotas integrais (foto abaixo).


O Nissan Tiida 1.8 S MT traz todas as características do modelo sedan, além das novas rodas de liga leve aro 16 e airbag duplo. Já as versões 1.8 SL (automática e manual) contemplam os itens da versão de entrada do modelo, além dos novos para-choques esportivos, mini-saias laterais e aerofólio na tampa traseira, faróis auxiliares (foto acima), chave inteligente I-Key (novidade para a versão manual), piloto automático, sistema de freios ABS, bancos traseiros reclináveis e deslizantes, revestimento dos bancos em couro, teto solar elétrico e ar-condicionado automático e digital.

Performance e consumo
O Tiida tem um motor 1.8 16V Flex de 126 cavalos quando abastecido a álcool e 125 cavalos a gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 17,5 kgfm a 4.800 rpm com ambos os combustíveis e a taxa de compressão atinge 9,9:1. Para garantir o menor consumo, o propulsor utiliza o sistema CVVTCS (de Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase).


Essa tecnologia proporciona ao motorista respostas rápidas às acelerações. Conforme a pressão no pedal do acelerador, as válvulas se movimentam com maior ou menor grau de abertura e fechamento, proporcionando a queima de combustível mais eficiente e, com isso, melhora no rendimento do motor em qualquer rotação.


O Nissan Tiida pode ser equipado com câmbio manual ou automático. Com câmbio manual de 6 velocidades, atinge a velocidade máxima 195 km/h e leva 9,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com etanol. Com gasolina, os números ficam em 9,7 segundos e 194 km/h, respectivamente. 

Na versão automática (foto ao lado), o modelo hatch tem o desempenho mais suave. Acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chega aos 178 km/h de velocidade máxima abastecido com etanol. Com gasolina, os resultados mudam para 11,1 segundos e 177 km/h.


Quanto ao consumo urbano, o Tiida faz 11,7 km/l de gasolina quando equipado com transmissão manual, número que sobe para 16 km/l no ciclo rodoviário. 


Na versão automática, os resultados são 11,4 km/l e 17,1 km/l. Com etanol, os dados de consumo ficam respectivamente em 7 km/l e 9,6 km/l com transmissão manual e em 6,9 km/l e 10,3 km/l na opção automática.


O Nissan Tiida Hatch tem a suspensão adaptada às condições de pavimentação brasileira. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira com eixo de torção, ambas com amortecedores de mecanismo “ripple-control”, que absorve com maior eficiência as ondulações do terreno proporcionando maior conforto e estabilidade. 


O sistema de suspensão do Tiida Sedan é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora, subchassi isolado e mola espiral de compensação na dianteira e no eixo traseiro com eixo de torção, barra estabilizadora, coxim do eixo de suporte, além do mecanismo “ripple-control.


Manutenção
Outro destaque da linha Tiida 2012 é o baixo custo de manutenção. O proprietário que seguir o plano de revisões a cada 10 mil km gastará até a revisão de 80 mil km um total de R$ 1.918 (mão-de-obra não inclusa). Isso significa um custo inferior a R$ 0,03 por quilômetro rodado, comprovando a qualidade dos produtos da linha Tiida. Este valor já contempla a redução de 12% na tabela de preços das revisões periódicas promovida pelo pós-venda da Nissan, que entrou em vigor em 1º de julho de 2010.



7 comentários:

  1. Romildo Guerrante é um dos mais brilhantes jornalistas que conheço e um daqueles sujeitos sem nenhuma dificuldade de dizerem o que pensam. Acho que a decisão dele sobre o Versa é perfeita.

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  2. Enviei para o Felipe Trad o seguinte recado pelo Facebook:
    Arnaldo Martins Moreira
    OLha aí, Felipe um carro com a tua cara, esse Nissan Tiida: http://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/2011/12/nissan-ja-tem-venda-familia-tiida-2012.html

    A resposta do Felipe veio logo a seguir:
    há 7 horasFelipe Trad
    Amigo meu tem esse carro. Divino
    e logo depois ele postou outra declaração no Facebook que me deixou feliz da vida:
    Felipe Trad,
    http://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/
    Para os amantes de carros, eis o blog totalmente dedicado aos automotores feito pelo grande amigo #ficaadica — com Arnaldo Martins Moreira.
    E assim vai o Blog do Arnaldo Moreira no dia a dia. Obrigado Felipe.

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  3. salve galera,

    Comprei um Tiida Sedan 1.8. Ainda não peguei o carro, mas quero compartilhar porque fiz minha escolha.

    Fiquei 10 anos sem carro. 5 anos sem dirigir nada. Depos 5 anos andando de moto (não moro em metrópole!). Aí surgiu a necessidade de um carro zero, pra viajar duas vezes por semana, então não podia ser 1.0, pensei no nissam march 1.6 e outros 1.6 ou 1.4, fiesta, punto, agile, até honda fit usado eu pensei, na hora de ver os preços.

    Escolhi o Tiida Sedan 1.8 pois cheguei à conclusão que é muito mais carro e nem tão mais caro.
    O carro tem um preço muito próximos dos carros 1.6 mais conhecidos. Aí, comparando minhas necessidades e as opções do mercado, acabei pegando o Tiida.

    Além de tudo o que já falaram aqui, também levei em consideração a tecnologia do sistema de injeção eletrônica, o nome é commom rail, que dizem melhorar o consumo e também a emissão de poluentes.

    É óbvio que eu acho a versão Hatch do Tiida mais bonita, mas essa tecnologia de injeção eletrônica common rail só vem no Sedan, no hatch o sistema de injeção é Eletrônica Multiponto Sequencial, pode conferir no site,

    aqui
    http://www.nissan.com.br/#carros%2Ftiida-sedan%2Fespecificacoes-tecnicas

    e

    aqui
    http://www.nissan.com.br/#carros%2Ftiida-hatch%2Fespecificacoes-tecnicas

    Essa informação foi confirmada com o vendedor na hora da compra (atendimento demorado, mas gente fina). Então esse lance da injeção pesou na minha escolha, sem contar a sexta marcha, já que vou usar o carro pra viajar.

    Tem um monte de gente aqui falando que o carro é econômico, verei. Mas já vi uns comentários aqui a respeito de bom consumo, então acho que fiz certo.

    DUAS CRÍTICAS AO CARRO QUE CONCORDO
    1.
    design, não é muito bonito mesmo, ainda mais que sou um cara na casa dos 30, meu gosto visual é pelo hatch mesmo.

    2.
    tem umas economias foda no carro, tipo a roda tem calota, o banco de trás não é bipartido, não tem farol de milha (questões de design também, né?), não tem espelho no para-sol do motorista, que mais? sei lá, algumas diferenças, mas que compensam a diferença de 6 mil reais entre a versão hatch e sedan (cotações de dez/2011, na semana do natal)

    É isso, abraço.

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  4. AMORE
    PENA QUE O MEU SEJA 2011/12 MAS NÃO FAZ MAL ,ESTOU APAIXONADA POR ELE
    COMPLETAMENTE DE ¨PNEUS ARRIADOS ¨MAS DE QQ JEITO FORAM OTIMAS AS INFORMAÇÕES
    BEM DIFERENTES DE LER UM LIVRO DE GINECOLOGIA! KKKKKK
    BJPCAS CALU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tiida é sem dúvida um carro lindo e pelos comentários excelente. Parabéns Calu.

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  5. AMORE
    PENA QUE O MEU SEJA 2011/12 MAS NÃO FAZ MAL ,ESTOU APAIXONADA POR ELE
    COMPLETAMENTE DE ¨PNEUS ARRIADOS ¨MAS DE QQ JEITO FORAM OTIMAS AS INFORMAÇÕES
    BEM DIFERENTES DE LER UM LIVRO DE GINECOLOGIA! KKKKKK
    BJPCAS CALU

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